Análise da comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo Padrão Nacional de Classificação através do emprego do colorímetro da Konica Minolta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadilha Junior, João Batista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Murilo Fracaroli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:23:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:23:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51013-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Dr. João Batista Padilha Júnior.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou analisar a comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo padrão nacional de classificação (PNF), um índice padronizado de avaliação da cor do grão através do emprego do colorímetro da Konica Minolta. Com o estabelecimento de critérios de classificação, evitam-se as divergências que dificultam a negociação no mercado. A oportunidade deste negócio surgiu de um ambiente extremamente complexo e "viciado" no que diz respeito à classificação do feijão carioca, pois, sua Cor é um fator determinante para formação do seu preço e era algo feito de forma totalmente subjetiva, onde, cada comprador ou vendedor tinha seu critério. Esta padronização possibilitou aos produtores transformar o feijão em commodity, o que permitiu a comercialização através do leilão privado da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Esse projeto vem obtendo sucesso dentro da cadeia produtiva do Feijão Carioca porque deste o início levou em consideração todos os pontos negativos e positivos dentro do processo de comercialização, observando as necessidades e dificuldades dos produtores rurais, cerealistas, cooperativas, beneficiadores, indústrias de alimento e consumidor final. Reuniões, amostras, experimentos e parcerias foram constantes dentro do desenvolvimento deste processo até chegar ao primeiro leilão de feijão carioca dentro da Bolsa Brasileira de Mercadorias que foi um grande sucesso e um passo importante para organizar a cadeia produtiva.-
Formato: dc.format66 f : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAgronegócio-
Palavras-chave: dc.subjectBolsa de mercadorias - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectComercialização-
Título: dc.titleAnálise da comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo Padrão Nacional de Classificação através do emprego do colorímetro da Konica Minolta-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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