Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora

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Autor(es): dc.contributorCapello, Maria Adriana Camargo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMendes, Kleber Fabio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51012-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Adriana Camargo Cappello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes na realidade educacional brasileira, pois as aulas de filosofia a retornam a grade curricular em tempos desafiadores. O estudo da filosofia será o tema gerador de todo este artigo e a interação do seu ensino. Apresenta-se as diversas estratégias como instrumentos para a educação que são os instrumentos utilizados como interação e forma de ensino aprendizagem de educador e educandos, sendo espaço de debate, em uma técnica de aprendizagem em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, através dos mais diversos instrumentos ensino e aprendizagem, que vem garantir a aproximação em um processo de cooperação e implantação do ensino de filosofia. Tal condição para a educação nos mais diversos segmentos que visam educar, planejar, sistematizar e organizar para combater de falta de acesso e estimulo vivenciada por educandos e educadores nas situações de negação de direito a educação de qualidade, sendo transmitido os conhecimentos na realidade brasileira para uma educação utilitarista É através de tais metodologia que professores e alunos realizam suas práticas de ensino e aprendizagem. O educando precisa ser comprometido com os seus processos de ensino e o educador deve buscar promover e estimar o ensino dos sujeitos que se dispões a estudar filosofia como instrumento de autonomia para os sujeitos críticos de uma sociedade que reflete.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aprendizagem-
Título: dc.titleFilosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora-
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