Educação inclusiva e educação infantil : um estudo sobre o município de Pinhais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Laura Ceretta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Michelli Patricia do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51011-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Laura Ceretta Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo tem como objetivos analisar e conhecer a perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação Infantil no Município de Pinhais, registrada através da pesquisa descritivo-exploratório, por se tratar de uma pesquisa com pouca bibliografia. A pesquisa foi fundamentada com o referencial teórico baseado nas Diretrizes Curriculares, nas Leis que regem a educação infantil e inclusiva, em estudos já realizados sobre o assunto, bem como materiais cedidos pela própria Gerência de Educação Especial e Inclusão do Município de Pinhais. Há muito tempo a Educação Infantil vem lutando para ocupar um lugar de relevância na sociedade, apenas teve reconhecimento com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na qual é abordada numa seção específica como a primeira etapa da educação básica. A partir deste reconhecimento é enfatizado a importância da educação infantil e a necessidade de criar uma escola capaz de oferecer também aos alunos com necessidades educacionais especiais condições de se desenvolverem como cidadãos de fato e de direito. De acordo com a pesquisa o serviço de intervenção precoce acontece através do atendimento Educacional Especializado na própria instituição em que o aluno estuda, mas para que ele receba esse atendimento deverá ser comunicado a GESPI e quais as necessidades especificas dessa criança, em caso de não ter vaga no CMEI a GESPI disponibilizará de uma psicóloga e uma assistente social para acompanhar essa criança em casa até que consiga o atendimento no CMEI mais próximo. O texto aborda, entre outros aspectos, a reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil no Município de Pinhais, no sentido de pensar nas mudanças necessárias no processo de desenvolvimento, aprendizagem e atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais.-
Formato: dc.format52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleEducação inclusiva e educação infantil : um estudo sobre o município de Pinhais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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