A percepção de pais e/ou responsáveis sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras na educação infantil em uma instituição de ensino do município de Paranaguá/PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciane Paiva Alves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Marinês Marques de Oliveira Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51009-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Luciane Paiva Alves de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O problema desta pesquisa se sintetiza na seguinte questão: Como os pais de alunos do pré de uma escola no município de Paranaguá compreendem o papel do jogo e da brincadeira na educação de seus filhos? Parte da hipótese de que, normalmente, os pais tendem a supervalorizar o trabalho que envolve atividades de escrita com o uso de folhas e/ou cadernos, em detrimento de outras possibilidades de aprendizado como aqueles que surgem na forma de jogos e brincadeiras. Nesse sentido, são objetivos: elaborar uma revisão de literatura abordando o tema; entrevistar os pais e/ou responsáveis a respeito do jogar e do brincar na educação infantil e analisar a concepção das pessoas entrevistas acerca do assunto. Para a revisão de literatura foram realizadas leituras dos seguintes autores: Antunes, Friedmann, Cardoso, entre outros. A partir daí espera-se construir os seguintes tópicos componentes da monografia: I - Metodologia; II – As relações entre o jogar e o brincar na infância e III - A percepção dos pais e/ou responsáveis sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Entre as obras estudadas, podemos ressaltar uma passagem relevante que nos ajuda a compreender o tema em questão, isto é "muitos pais e/ou responsáveis reconhecem o fato de que as crianças brincam, mas hesitam em compactuar que é essa maneira pela qual seus filhos aprendem" LIBERALI e LIBERALI (2011). Em relação à coleta de dados, inicialmente tentamos viabilizar a realização de entrevistas com os pais, mas isso se tornou inviável, uma vez que eles não colaboraram e se recusaram a participar, por sentirem-se constrangidos. Desse modo, optamos pela aplicação de um questionário, (anônimo). Essa estratégia colaborou para a participação de muitos pais e contamos com forte adesão. A partir dos dados obtidos realizamos a interpretação e análise dos dados.-
Formato: dc.format35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos psicologicos-
Título: dc.titleA percepção de pais e/ou responsáveis sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras na educação infantil em uma instituição de ensino do município de Paranaguá/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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