
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
| Autor(es): dc.creator | Capponi, Luciane Aparecida Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51007 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda o tema: o que dizem as crianças da educação infantil sobre a escrita, analisando durante as interações, nas realizações das atividades propostas, o que a criança pensa sobre a escrita e como ela se apropria desta linguagem. As referências que embasaram estas reflexões trazem autores como: BAPTISTA (2010); BRITTO (2005); SOARES (1998; 2001; 2004; 2009); FARIA (2007); FERREIRO (2011b); PERES (2012); TFOUNI (2006) que contribuiram com a conceituação de Alfabetização, Letramento e Cultura escrita. VYGOTSKY (2007) nos relata como surge a linguagem escrita e o seu simbolismo e como as crianças formulam conceitos sobre sua aprendizagem através de seus estudos sobre a elaboração conceitual. FERREIRO (2011a e 2011b) trata da apropriação da linguagem e seus estágios. Este trabalho tem como objetivo compreender qual o significado da linguagem escrita para criança. O foco da pesquisa foram 11 crianças na faixa etária entre três e quatro anos. Os dados foram coletados, a partir de observações e conversas com as crianças durante algumas atividades que envolviam a linguagem escrita. A turma foi acompanhada por um período de seis meses e esta observação aconteceu em um CMEI de São José dos Pinhais. Após análise dos dados, observamos que as crianças, embora no início do processo de aquisição da escriita e em diferentes estágios, têm suas hipóteses sobre a escrita e seu próprio significado enquanto função social, além de reconhecerem o prestígio que a escrita confere ao alfabetizado/letrado. Possibilitar a linguagem escrita à criança da educação infantil é garantir o direito de vivenciar e explorar esta linguagem e a partir desta vivência construir seu conhecimento, criar hipóteses e ter autonomia quanto à apropriação da linguagem escrita. | - |
| Formato: dc.format | 40 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Título: dc.title | O que dizem as crianças da educação infantil sobre a escrita | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: