O processo de ampliação do tempo destinado à formação continuada de professores no municipio de Piraquara/PR e suas repercussões no ensino da leitura e da escrita : um estudo de caso na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorMello, Lilian da Luz Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51006-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A análise desenvolvida tem o objetivo de perceber a importância dos projetos de formação continuada centrados no CMEI, no que se refere à leitura e escrita na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada num Centro Municipal de Educação Infantil no Município de Piraquara, que atende oitenta e três crianças, na faixa etária de três a cinco anos de idade e que participa de um projeto piloto, proposto pelo município, que prevê 50% de hora atividade. Para que esta pesquisa acontecesse, foi realizado levantamento bibliográfico sobre formação continuada e leitura e escrita na Educação Infantil, bem como uma breve retomada histórica sobre o conceito de infância; foram realizados, também, questionários para identificar o perfil das professoras, entrevistas e observações para verificar como a formação continuada ocorreu no CMEI. Foram acompanhadas, mais atentamente, duas professoras. Foi possível perceber que ambas trabalham considerando a criança como um ser capaz de interferir e mudar a realidade em que vive. As duas organizam seus planejamentos com momentos lúdicos, principalmente no que se refere à leitura e escrita, pois o projeto fez com que tivessem autonomia de trabalhar com diferentes materiais enriquecendo o trabalho pedagógico, caminhando para o desenvolvimento da aprendizagem.-
Formato: dc.format40 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Título: dc.titleO processo de ampliação do tempo destinado à formação continuada de professores no municipio de Piraquara/PR e suas repercussões no ensino da leitura e da escrita : um estudo de caso na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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