Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Alexandre Noronha, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Kharen da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50979 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50979 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Noronha Machado | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação em Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia na nossa vida, pois, nos remete a todo instante a refletir, experimentar e indagar situações de nosso dia a dia. Assim a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da filosofia e o conhecimento filosófico para o ensino médio; identificar o sentido da filosofia e a importância que ela passou a representar no dia a dia de cada um e refletir a prática educativa dos professores desta disciplina. A filosofia é uma disciplina que é muito questionada em seu conhecimento. Contudo, quando não nos contentamos apenas com o que é imediatamente útil desejamos formar uma visão abrangente daquilo que aparece de modo fragmentado em nossa experiência cotidiana, então necessitamos da Filosofia. O conhecimento filosófico, nos mostra que é muito importante ter bases fundamentadas para que nossa crítica se torne mais sólida, assim teremos embasamento para indagar, questionar e mostrar nosso posicionamento diante de certos fatos. O compreender filosófico diante do conhecimento no ensino médio, traz para dentro de todos experiências concretas para que cada um possa na sua formação adquirir mais convicção daquilo que se acredita. Portanto a introdução do ensino de filosofia veio para provocar nos alunos do ensino médio inquietações que o façam refletir e fazer as mudanças necessárias para que seja construída sua própria autonomia e senso crítico. E aprendam ter atitudes filosóficas, ou seja, tome-se a capacidade de indagar. Entretanto não podemos deixar de citar o conhecimento pelo senso comum, porque também é uma forma de conhecimento, porém, de uma maneira mais ideológica. Mas é importante salientar que independente de muitas dificuldades presentes neste setor educacional, ainda assim percebemos como a filosofia é essencial para nossa vida acadêmica. | - |
Formato: dc.format | 55 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Título: dc.title | A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: