Como pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir

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Autor(es): dc.contributorBogéa, Anderson, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Kelly Pereira de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50968-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Me. Anderson Bogéa da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo tem como objetivo discutir a questão de gênero com adolescentes do Ensino Médio, enfatizando sua trajetória conceitual e problematizando as questões biológicas e culturais que estruturam as relações sociais. Essa temática tornar-se urgente, devido a formatação produzida pelas instituições sociais, que conduzem padrões de ser e existir no mundo, com seus discursos normatizadores e essencialistas. O que resultou, na história da humanidade, a uma desigualdade social vivenciada, sobretudo, pelas mulheres. A base filosófica da presente pesquisa está na filósofa existencialista Simone de Beauvoir, que analisa e questiona a trajetória da mulher na história ocidental, problematizando sua representação e os estereótipos sociais exigidos. Fundamentando-se no potencial "empoderador" da liberdade e na responsabilidade do sujeito, o que lhe garante a possibilidade de construir-se e reconstruir-se constantemente, direcionando-o sempre a um futuro aberto, sem padrões pré-estabelecidos.-
Formato: dc.format49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Título: dc.titleComo pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir-
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