Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bogéa, Anderson, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kelly Pereira de, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50968 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Me. Anderson Bogéa da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir a questão de gênero com adolescentes do Ensino Médio, enfatizando sua trajetória conceitual e problematizando as questões biológicas e culturais que estruturam as relações sociais. Essa temática tornar-se urgente, devido a formatação produzida pelas instituições sociais, que conduzem padrões de ser e existir no mundo, com seus discursos normatizadores e essencialistas. O que resultou, na história da humanidade, a uma desigualdade social vivenciada, sobretudo, pelas mulheres. A base filosófica da presente pesquisa está na filósofa existencialista Simone de Beauvoir, que analisa e questiona a trajetória da mulher na história ocidental, problematizando sua representação e os estereótipos sociais exigidos. Fundamentando-se no potencial "empoderador" da liberdade e na responsabilidade do sujeito, o que lhe garante a possibilidade de construir-se e reconstruir-se constantemente, direcionando-o sempre a um futuro aberto, sem padrões pré-estabelecidos. | - |
Formato: dc.format | 49 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Título: dc.title | Como pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: