Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardim, Leandro Neves, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Tanakuska, Kelly Cristine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50935 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. dr. Leandro Neves Cardim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas fazem parte do cotidiano dos alunos de Ensino Médio, portanto o direcionamento específico à corrente filosófica do Existencialismo. Para a elaboração dessa pesquisa foram analisados alguns questionamentos de alunos da faixa etária de quatorze a quinze anos. A vivência dos adolescentes foi relacionada aos conceitos de liberdade, responsabilidade, dimensão corporal e sexualidade. Como embasamento teórico, foram analisados os mesmos conceitos nas obras de Jean Paul Sartre. Pretende-se com essa pesquisa fundamentar uma sugestão de metodologia de ensino que torne a Filosofia mais próxima ao contexto dos adolescentes. Para ilustrar essa metodologia são propostas duas aulas de Filosofia para o Ensino Médio, seguindo os quatro pilares estruturais sugeridos por Silvio Gallo: sensibilização; problematização; investigação e conceituação. | - |
Formato: dc.format | 105 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Existencialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos musicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: