O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardim, Leandro Neves, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorTanakuska, Kelly Cristine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50935-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. dr. Leandro Neves Cardim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas fazem parte do cotidiano dos alunos de Ensino Médio, portanto o direcionamento específico à corrente filosófica do Existencialismo. Para a elaboração dessa pesquisa foram analisados alguns questionamentos de alunos da faixa etária de quatorze a quinze anos. A vivência dos adolescentes foi relacionada aos conceitos de liberdade, responsabilidade, dimensão corporal e sexualidade. Como embasamento teórico, foram analisados os mesmos conceitos nas obras de Jean Paul Sartre. Pretende-se com essa pesquisa fundamentar uma sugestão de metodologia de ensino que torne a Filosofia mais próxima ao contexto dos adolescentes. Para ilustrar essa metodologia são propostas duas aulas de Filosofia para o Ensino Médio, seguindo os quatro pilares estruturais sugeridos por Silvio Gallo: sensibilização; problematização; investigação e conceituação.-
Formato: dc.format105 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectExistencialismo-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos musicais-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleO discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.