
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Taís Moura, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Prado, Vinícius, 1986- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50916 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50916 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Tais Moura Tavares | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A década de 90 representa um período de grandes mudanças nas concepções do sindicalismo brasileiro, aos poucos vai se perdendo o caráter de contestação ao sistema capitalista, e o de luta pela liberdade e emancipação da classe trabalhadora, e vai tomando conta do sindicalismo uma concepção de conciliação com o capital, mudando o foco da luta para questões imediatas e materiais. Neste contexto é que ocorrem as transformações que influenciam a atual conjuntura da política da Central Única dos Trabalhadores e da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná. O objetivo deste trabalho foi o de, a partir de análise do jornal oficial do sindicato o "30 de Agosto", analisar a atuação e os posicionamentos da APP - sindicato frente as políticas educacionais do dois primeiros anos do Governo Beto Richa (2011 – 2012), e verificar em que medida estes posicionamentos e ações se aproximam mais de uma concepção revolucionária ou reformista de sindicato. O trabalho aponta para um complexa conjuntura, onde na dinâmica da luta sindical, em certos momentos e pontos, a concepção sindical vai se mostrar mais próxima de um ou de outro modelo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The 90s is a period of great change in conceptions of Brazilian unionism gradually weakens the character of challenge to the capitalist system , and the struggle for freedom and emancipation of the working class , and that takes account of unionism a conception of reconciliation with capital, shifting the focus of the struggle for immediate and substantive issues . This context is that transformations occur that influence the current situation of the Central Workers policy and APP - Union of Workers in Public Education of the State of Paraná . The aim of this study was to , from analyzing the official journal of the union " August 30 " , to analyze the performance and positioning of APP - union forward the educational policies of the first two years of the Government Beto Richa ( 2011-2012 ) , and check to what extent these positions and actions are closer to a revolutionary or reformist conception of union . The work points to a complex environment , where the dynamics of union struggle at times and points , union design will show closer to one or another model. | - |
| Formato: dc.format | 35 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Entre o Reformismo e o Revolucionário : uma análise da atuação da APP - Sindicato frente as políticas do governo Richa (2011 - 2012) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: