Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Ceuli Mariano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Veloso, Valdenir Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50914 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Céuli Mariano Jorge | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como eixo central discorrer a respeito da constatação histórica de que a educação pública e formal, na história da sociedade brasileira, por uma razão ou por outra, nunca foi de qualidade para todos, ao contrário, ela sempre foi elitista. Pretende-se deixar claro, desta forma, o caráter excludente que permeia a construção da educação e das políticas educacionais na sociedade brasileira, pois se entende que a construção da educação influencia e é influenciado pela construção da sociedade, num processo contínuo, complexo e dialético. Em seguida, explicar como o jovem e o adulto trabalhador estão submetidos a um imaginário social que norteia a sociedade capitalista burguesa que leva à exclusão e à pobreza a maioria da população, a partir de um processo de dominação e exploração capitalista. No final, se constitui a Pedagogia da Inclusão, a partir da análise de alguns aspectos que possam contribuir para orientar o educando trabalhador em como entender esse novo paradigma do trabalho e a sociedade em que vive. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study has as a central discourse about the historical finding that the formal and public education in the history of Brazilian society for one reason or another, never was for all, rather, it has always been elitist. The aim is clear, therefore, that the exclusionary character building education permeates Brazilian society, because we understand that the construction of education influences and is influenced by the building society, in a continuous process, complex and dialectical. Then explain how the young and adult workers are subjected to a social imagination that guides the bourgeois capitalist society leading to exclusion and poverty most of the population, from a process of domination and capitalist exploitation. In the end, constitutes the Pedagogy of Inclusion, from the analysis of some aspects that may help to guide the student worker how to understand this new paradigm of work and society in which he lives. | - |
Formato: dc.format | 60 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Título: dc.title | Educação e trabalho e os caminhos para a emancipação : uma análise da política educacional do PROEJA | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: