Ciência e tecnologia na escola pública básica : reprodução ou transformação social?

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Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorToniolo, Thiago Augusto Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50912-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho consiste em uma aproximação inicial ao tema da educação científica na escola pública contemporânea e suas relações com a reprodução e transformação das estruturas sociais em que está inserida. Para tanto, nos utilizamos de uma revisão bibliográfica e de uma análise documental complementar. Neste caminho, emprestamos elementos das obras de John Bernal, Antonio Gramsci, Louis Althusser e Paulo Freire, explorando conflitos e convergências que nos guiaram na intenção de aprofundar criticamente a temática CTS – ciência, tecnologia e sociedade - na educação. No processo percebemos que a dialética histórica integra elementos aparentemente distintos, como formação social, conhecimento científico e produção tecnológica em um complexo único. As contradições inerentes a esta totalidade ocupam mesmo os espaços estatais da escola pública, criando freixos manifestação de práticas libertadoras, mesmo que em caráter secundário. Ao final, orientados pelo horizonte de transformação social, apresentamos caminhos que possam colaborar com a formação de práxis emancipatórias em educação científica na escola pública básica brasileira.-
Formato: dc.format77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCiência e tecnologia na escola pública básica : reprodução ou transformação social?-
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