Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Toniolo, Thiago Augusto Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50912 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Noela Invernizzi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho consiste em uma aproximação inicial ao tema da educação científica na escola pública contemporânea e suas relações com a reprodução e transformação das estruturas sociais em que está inserida. Para tanto, nos utilizamos de uma revisão bibliográfica e de uma análise documental complementar. Neste caminho, emprestamos elementos das obras de John Bernal, Antonio Gramsci, Louis Althusser e Paulo Freire, explorando conflitos e convergências que nos guiaram na intenção de aprofundar criticamente a temática CTS – ciência, tecnologia e sociedade - na educação. No processo percebemos que a dialética histórica integra elementos aparentemente distintos, como formação social, conhecimento científico e produção tecnológica em um complexo único. As contradições inerentes a esta totalidade ocupam mesmo os espaços estatais da escola pública, criando freixos manifestação de práticas libertadoras, mesmo que em caráter secundário. Ao final, orientados pelo horizonte de transformação social, apresentamos caminhos que possam colaborar com a formação de práxis emancipatórias em educação científica na escola pública básica brasileira. | - |
Formato: dc.format | 77 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Ciência e tecnologia na escola pública básica : reprodução ou transformação social? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: