Recreio dirigido e as transformações para as crianças do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorPons, Renata Victória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50899-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Lúcia Maria Gonçalves de Resende-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2013.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo foi o resultado de uma pesquisa bibliográfica e apresenta recursos propositivos para se implantar o Recreio Dirigido no espaço escolar, de forma que contribua tanto para as escolas, como, e principalmente, para a convivência pacífica das crianças e divertimento das mesmas. Foram trabalhados autores como FERREIRA (1999) e GARCIA (1999) que definiram o Recreio, a Disciplina e Indisciplina. Também foram tratadas as contribuições de EMERIQUE (2004) e SILVA (2004) que fazem reflexões sobre a importância do ato de brincar e de lazer. As etapas de desenvolvimento cognitivo da criança são trabalhadas para analisar os diferentes níveis de conhecimento e desejos conforme as idades das crianças. São apresentados relatos de projetos que envolveram o Recreio Dirigido, com ações vivenciadas e que permitem concretizar a relação teórico-prática sobre como desenvolver o espaço e o tempo do recreio.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCriancas - Recreação-
Palavras-chave: dc.subjectRecreação-
Título: dc.titleRecreio dirigido e as transformações para as crianças do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.