Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Pons, Renata Victória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50899 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50899 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Lúcia Maria Gonçalves de Resende | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2013. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo foi o resultado de uma pesquisa bibliográfica e apresenta recursos propositivos para se implantar o Recreio Dirigido no espaço escolar, de forma que contribua tanto para as escolas, como, e principalmente, para a convivência pacífica das crianças e divertimento das mesmas. Foram trabalhados autores como FERREIRA (1999) e GARCIA (1999) que definiram o Recreio, a Disciplina e Indisciplina. Também foram tratadas as contribuições de EMERIQUE (2004) e SILVA (2004) que fazem reflexões sobre a importância do ato de brincar e de lazer. As etapas de desenvolvimento cognitivo da criança são trabalhadas para analisar os diferentes níveis de conhecimento e desejos conforme as idades das crianças. São apresentados relatos de projetos que envolveram o Recreio Dirigido, com ações vivenciadas e que permitem concretizar a relação teórico-prática sobre como desenvolver o espaço e o tempo do recreio. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criancas - Recreação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recreação | - |
Título: dc.title | Recreio dirigido e as transformações para as crianças do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: