A atividade artística como instrumento de educação popular no Terceiro Setor : um estudo a partir de projetos socioeducativos

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Autor(es): dc.contributorTrojan, Rose Meri, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorBarelli, Paola Bianchi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50891-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Rose Meri Trojan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a arte como um instrumento de educação popular no Terceiro Setor. Partindo do entendimento da Arte como conhecimento, busca-se analisar o seu papel como forma de conscientização e suas possibilidades no âmbito da educação das classes populares, mais especificamente em projetos socioeducativos gerenciados pelo Terceiro Setor. A partir de uma abordagem qualitativa, propõe-se como instrumentos metodológicos a análise bibliográfica e documental. O trabalho foi organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo com base em autores como Chauí, Coli e Cortella, para contextualizar a Arte, evidenciando suas concepções e sua função social, econômica e educativa. O segundo capítulo fundamentado em autores como Montaño, Fernandes e Peroni versa sobre o conceito e a função social e econômica do Terceiro Setor. O terceiro capítulo está embasado em autores como Brandão, Gohn e Vale, discorrendo sobre o papel dos projetos socioeducativos e da Educação Popular, evidenciando em que medida estes influenciam no contexto atual. No quarto capítulo é apresentada uma análise em relação às práticas artísticas descritas em dois projetos socioeducativos, a fim de responder aos objetivos propostos.-
Formato: dc.format53 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProjetos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Título: dc.titleA atividade artística como instrumento de educação popular no Terceiro Setor : um estudo a partir de projetos socioeducativos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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