Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Sônia Maria Guariza de Assumpção, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Sene, Olinda Aparecida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50890 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50890 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Sônia Guariza Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, e teve como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da prática prazerosa da leitura, que possibilite uma formação do leitor proficiente. Foi realizado através de pesquisa qualitativa buscando encontrar informações relacionadas, que possibilitassem entender problemas em relação à falta da prática da leitura no processo educacional, que influencia na vida das pessoas. Foram levados em consideração os encaminhamentos pedagógicos, na prática docente dos entrevistados, suas concepções a respeito das literaturas que aplicam no processo de ensino e aprendizagem, que podem contribuir com os estudantes no seu desenvolvimento da prática prazerosa da leitura. O estudo buscou entender as concepções dos docentes em relação à literatura de cunho popular, e as metodologias aplicadas na prática da leitura, com educandos do 1º e 4º anos das séries iniciais, em uma escola do município de Curitiba. O trabalho foi realizado pautado nos referenciais socioculturais, conforme as concepções de Vygotsky, a partir das relações interpessoais, no contexto sócio histórico do indivíduo, e do sistema de educação disponibilizado, pelo Estado à sociedade. Buscou-se pautar também nas teorias de Marx encontradas em Freire, através da obra A importância do ato de ler, teorias que para o autor se constituem em um instrumento essencial, para que o indivíduo, a partir disso e de si contribua para a transformação de uma sociedade, partindo do contexto de sua proximidade, que Freire defende como educação popular, e ainda as definições a respeito de leitura, sob as concepções de Foucambert. O estudo apresenta as possibilidades de que o aluno leitor adquire com uma formação educacional, social e crítica, a partir dos tipos de literatura, de seu contexto social para compreensão e desenvolvimento na aprendizagem, mediado pela prática docente. | - |
Formato: dc.format | 46 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Fatores inerentes a práticas docentes e sua influência no prazer pela leitura de educandos de 1º e 4º anos do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: