
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
| Autor(es): dc.creator | Milhome, Marly Malta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50883 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50883 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Nuria Pons Vilardell Camas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho busca resgatar a história, o conceito e a estrutura humana e tecnológica do Ensino à Distância no Brasil, tendo como base os referenciais históricos nacionais e internacionais, as condições trabalhistas relacionadas à docência do Ensino à Distância no Brasil e a estrutura tecnológica que envolve este paradigma educacional. Na parte conceitual, busca-se entender o significado deste paradigma educacional, desde sua etimologia até sua importância para a melhoria da escolarização. Na parte histórica, busca-se resgatar a memória do Ensino à Distância desde suas origens, sua evolução no Brasil e no mundo para compreender sua situação atual. Na parte relacionada às condições de trabalho do docente, procura-se apontar as atuais condições de trabalho dos docentes no Ensino à Distância, mostrando suas funções relacionadas e a legislação a eles relacionada. No capítulo relacionado à tecnologia, são mostrados os recursos disponibilizados pelas tecnologias da informação e comunicação que estruturam o Ensino à Distância, a importância e as particularidades de cada um e suas funções específicas para melhorar a qualidade do ensino. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This monograph seeks to rescue the history, concept of the human and technological structure of Distance Learning in Brazil , based on national and international historical references, the monograph conditions related to teaching of Distance Education in Brazil and the technological infrastructure that surrounds this educational paradigm. In the conceptual part, we seek to understand the meaning of this educational paradigm, from its etymology to its importance for the improvement of schooling. In the historical part, this monograph seeks to rescue the memory of Distance Education since its origins , its evolution in Brazil and in the world to understand their current situation. In related working conditions of the teaching part , this monograph shows the current working conditions of teachers in Distance Learning , showing their related functions and legislation related to them . In the chapter related to technology, the resources available are shown by information and communication structure the Distance Learning technologies , the importance and characteristics of each and their specific functions to improve the quality of teaching. | - |
| Formato: dc.format | 63 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Título: dc.title | O ensino à distância no Brasil : uma forma de universalizar o acesso à educação de qualidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: