
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Landini, Sonia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Marília Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50881 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Sônia Regina Landini | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho trata da investigação sobre a formação inicial de professores, especificamente como tem sido tratada a relação entre teoria e prática nestes processos formativos na produção acadêmica atual nos encontros anuais da ANPED (Associação Nacional de Pós Graduação em Educação). Buscamos analisar qual base teórico-metodológica e a predominância epistemológica hegemonicamente defendida nas produções do período entre 2002 a 2012, particularmente no que se refere à incorporação da práxis nesta formação, bem como identificar a existência de proposições que defendessem uma formação sólida cientificamente, e que fosse epistemologicamente ancorada na relação dialética entre teoria e prática – práxis. Nesta trajetória, procuramos, assumir uma postura dialética, ancorada no materialismo histórico para a análise do fenômeno em investigação, apesar das leituras ainda iniciais de autores desta vertente teórico-metodológica. Isto implica numa compreensão histórica e não linear e sim sistêmica da realidade objetiva que cerca tal questão. Assim, para tal análise, categorias básicas do marxismo como totalidade, contradição, mediação e práxis nortearam a pesquisa, visando uma leitura que superasse a realidade imediata e aparente na formação do educador popular. Do levantamento realizado foram selecionados 41 trabalhos que atendiam aos critérios da pesquisa, as quais foram lídos em sua íntegra e, posteriormente, analisados. Os resultados da análise apontam que há a intenção de trabalhar com a práxis, porém, a empiria aponta para uma complexa gama de influências epistemológicas que não direciona para tal concepção de formação. | - |
| Formato: dc.format | 156 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
| Título: dc.title | A práxis incorporada nas proposições acadêmicas relacionadas à formação inicial do educador popular : uma análise dos trabalhos da ANPED (Associação Nacional de Pós Graduação em Educação) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: