Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Lizely Roberta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50877 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50877 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Noela Invernizzi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo central analisar de que modo os alunos participam de práticas de uso de ferramentas de comunicação, com ênfase no uso do impresso, nas ações desenvolvidas pela escola pública. Os objetivos específicos, por sua vez, são identificar a compreensão da ferramenta de comunicação adotada na prática desenvolvida pelos atores sociais envolvidos, localizar as instituições predominantes aos campos de interface – a escola pública e a comunicação hegemônica e refletir sobre a possibilidade de ampliação de participação dos alunos nestes campos gerada pela prática realizada. Para isto, a pesquisa teve como estudo de caso a projeto de leitura e produção de artigos de opinião, prática esta desenvolvida no Colégio São Pedro Apóstolo, localizado no Xaxim, em Curitiba. A metodologia empregada valeu-se da observação participante das ações desenvolvidas pelo projeto, realização de entrevistas estruturadas a alunos, professora responsável e pedagoga, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Por fim, com base na análise dos dados colhidos, delineiam-se algumas possibilidades de ampliação da participação do aluno nos dois campos do conhecimento. | - |
Formato: dc.format | 116 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | A participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: