A participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorBorges, Lizely Roberta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50877-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50877-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem como objetivo central analisar de que modo os alunos participam de práticas de uso de ferramentas de comunicação, com ênfase no uso do impresso, nas ações desenvolvidas pela escola pública. Os objetivos específicos, por sua vez, são identificar a compreensão da ferramenta de comunicação adotada na prática desenvolvida pelos atores sociais envolvidos, localizar as instituições predominantes aos campos de interface – a escola pública e a comunicação hegemônica e refletir sobre a possibilidade de ampliação de participação dos alunos nestes campos gerada pela prática realizada. Para isto, a pesquisa teve como estudo de caso a projeto de leitura e produção de artigos de opinião, prática esta desenvolvida no Colégio São Pedro Apóstolo, localizado no Xaxim, em Curitiba. A metodologia empregada valeu-se da observação participante das ações desenvolvidas pelo projeto, realização de entrevistas estruturadas a alunos, professora responsável e pedagoga, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Por fim, com base na análise dos dados colhidos, delineiam-se algumas possibilidades de ampliação da participação do aluno nos dois campos do conhecimento.-
Formato: dc.format116 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleA participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.