Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Josmar de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50867 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Darice Alessandra Deckmann Zanardini | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já inseridos no mercado de trabalho. Este dado por si só já nos remete a uma das especificidades da EJA - uma modalidade de ensino composta por jovens e adultos que por diversos motivos não concluíram sua escolarização do Ensino Médio no tempo considerado e instituído como o "normal". A proposta do presente trabalho é analisar o ensino de filosofia na EJA a partir da problematização de seu ensino e da sua organização na grade curricular e Diretrizes, tendo como pressuposto um conceito de filosofia que se caracteriza por trabalhar a autonomia e buscar a emancipação dos sujeitos. A fundamentação teórica no trato com a caracterização da EJA tem como referencias Miguel Gonzáles Arroyo, o qual discute o campo da EJA como campo de direitos, e a educação transformadora na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, que a partir da politização nos fornece a base para pensar sobre o ensinar ou mesmo pautar nossas ações pedagógicas. Por fim, depois da exposição dos vários problemas do atual ensino de filosofia na EJA, apresentamos uma proposta metodológica que relaciona os conteúdos estruturantes entre si, o que, a nosso ver, viabiliza um ensino menos fragmentado por propor um trabalho do pensamento nas diversas áreas ou campos filosóficos (ética, lógica, política, estética, etc.). | - |
Formato: dc.format | 29 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Título: dc.title | O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: