A universalização e o atendimento do ensino médio no Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Adriana Dragone-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorSilva, Joselita Romualdo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50854-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Dragone Silveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como se configurou as políticas para o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio visando a sua universalização, mais especificamente no Estado do Paraná, no período de 2000 a 2012. Os procedimentos adotados foram: pesquisa bibliográfica; análise documental; coleta de dados no banco de dados do INEP e do IBGE e tabulação e análise dos dados coletados. A realização deste estudo permitiu identificar que ao longo da última década, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná, houve uma ligeira melhora nos indicadores relacionados ao acesso, permanência, e conclusão na faixa etária adequado na última etapa da Educação Básica. Essa melhora, por sua vez está relacionada aos programas implantados por esses dois entes federados voltados a essa etapa de ensino como o Ensino Médio Inovador, o Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais, Programa do Transporte Escolar e o Programa de Combate a Evasão Escolar. A pesquisa permitiu também que se percebesse que assim, como ocorreu com o Ensino Fundamental, o esforço que vem sendo direcionado ao Ensino Médio é maior no que se refere à oferta e permanência dos estudantes, sendo colocado em segundo plano as políticas voltadas a qualidade da aprendizagem dos estudantes.-
Formato: dc.format57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Politicas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Paraná-
Título: dc.titleA universalização e o atendimento do ensino médio no Paraná-
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