Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Gelson João, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Faccin, Jonas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50852 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Gelson João Tesser | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de pesquisa monográfica tem como objetivo evidenciar o pensamento de Friedrich Nietzsche perante o tema da Formação (Bildung) como caminho ao homem na tarefa de "tornar-se aquilo que se é". Para tanto, destacam-se os ideais anunciados pelo filósofo em sua juventude, o que necessariamente remete-o à sua aproximação ao espírito da Antiga Grécia, na tentativa de uma reinterpretação da tragédia. Neste período também Nietzsche propõe uma crítica aos estabelecimentos de ensino alemães de sua época e, posteriormente, com Schopenhauer, mestre e exemplo dos homens por excelência, anuncia o próprio homem como primeiro responsável pela educação de si mesmo. | - |
Formato: dc.format | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Título: dc.title | A hipótese da formação (Bildung) como pressuposto para a educação de si mesmo em Nietzsche | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: