Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Aline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Biernaski, Joadir João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50850 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50850 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora Professora Doutoranda Aline da Silva Dias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne seu ensino obrigatório, mas percebemos seu avanço. A análise se concentra também na Matriz Curricular que orienta ações para desenvolver competências para criar, formular e complementar uma forma de consciência crítica e retórica e não simplesmente uma atividade de memorização de conteúdos. O ensino de filosofia também requer professores capacitados e que estejam abertos a ensinarem e aprenderem, pois o ensino é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que se ensina se aprende. Para isto requer do professor a atitude e virtude da humildade. Estar disposto a ouvir opiniões e críticas que se tornam posteriormente bases para uma nova reflexão. No decorrer das páginas, o leitor contemplará em três partes, uma reflexão e possíveis propostas de ensino de Filosofia para o Brasil, ou seja: desde a trajetória da filosofia, bem como a reflexão acerca dos professores que ensinam, culminado nos resultados analisados no Enem e duas propostas para o ensino de filosofia no Brasil. | - |
Formato: dc.format | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | - |
Título: dc.title | Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: