Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Aline da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorBiernaski, Joadir João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50850-
Descrição: dc.descriptionOrientadora Professora Doutoranda Aline da Silva Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne seu ensino obrigatório, mas percebemos seu avanço. A análise se concentra também na Matriz Curricular que orienta ações para desenvolver competências para criar, formular e complementar uma forma de consciência crítica e retórica e não simplesmente uma atividade de memorização de conteúdos. O ensino de filosofia também requer professores capacitados e que estejam abertos a ensinarem e aprenderem, pois o ensino é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que se ensina se aprende. Para isto requer do professor a atitude e virtude da humildade. Estar disposto a ouvir opiniões e críticas que se tornam posteriormente bases para uma nova reflexão. No decorrer das páginas, o leitor contemplará em três partes, uma reflexão e possíveis propostas de ensino de Filosofia para o Brasil, ou seja: desde a trajetória da filosofia, bem como a reflexão acerca dos professores que ensinam, culminado nos resultados analisados no Enem e duas propostas para o ensino de filosofia no Brasil.-
Formato: dc.format40 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Título: dc.titleFilosofia e ENEM : uma realidade a se pensar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.