Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Manesco, Heloisa Cristina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50845 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 2013 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p.14-16 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo foi desenvolvido na perspectiva de se compreender a inserção do profissional de Serviço Social na área da Educação, em sua historicidade, bem como a configuração, consolidação e ampliação do trabalho e exercício profissional atual. Apresenta-se inicialmente fundamentação teórica para compreensão da construção social da profissão e inserção no âmbito da Política de Educação. Discorre sobre os limites e possibilidades enquanto área complexa de atuação, assim como ações efetivas de enfrentamento às expressões da questão social enquanto causa diretamente vinculada ao desempenho e rendimento escolar, as dificuldades na aprendizagem e a evasão escolar. Discute-se as legislações vigentes de garantia e acesso a este direito social, bem como a necessidade do profissional de Serviço Social no que se refere ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação deste serviço, em consonância com os processos éticopolítico da profissão. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistentes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Título: dc.title | A intervenção do serviço social na política de educação : limites e possibilidades | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: