
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aires, Maria Célia Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
| Autor(es): dc.creator | Bassinelli, Heloisa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50844 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50844 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maria Célia Barbosa Aires | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Alguns dos grandes problemas que afetam a educação pública no Brasil de hoje estão de alguma forma relacionados ao acesso à permanência, com êxito, dos alunos na escola. Assim, a evasão escolar se configura como um dos principais desafios a serem enfrentados pela escola pública, em especial, no que se refere aos alunos do ensino médio noturno, conforme atesta a literatura consultada e referenciada na elaboração do presente trabalho. O presente estudo se inscreve na discussão do tema como contribuição no enfrentamento desse desafio. Busca-se analisar os dados sobre evasão de uma escola pública de Curitiba e, utilizando categorias do método dialético marxista de investigação, propor instrumentos para a reflexão acerca deste problema que historicamente vem atingindo os alunos, em especial os provenientes das classes populares. Neste aspecto, este fenômeno, é aqui estudado da perspectiva da literatura, da análise documental de dados sobre evasão e sobre o que dizem pedagogos, alunos e professores de uma escola que adota opção didático-pedagógica de ensino médio por blocos de disciplinas semestrais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Some of the greatest problems that affect the public education in Brazil actually ,are, somehow, related to the student's permanency in school. Students staying in school instead of abandoning it is one of the man challenges of today's public school, especially when it comes to the night shift’s senior students, as the consulted literature while developing this paperwork attests. The present study inserts itself in the context as a way of struggling against this problem. Data from schools of Curitiba were analyzed, and, using categories of Marxist dialectic method of investigation, this paperwork suggests instruments to reflect about this problem, which has been historically affecting students, especially the ones of the lower class. This problem is studied here from the perspective of literature and analysis of data from the school about school’s abandonment, and by analyzing interviews of school’s students, teachers and pedagogue. The school chosen to develop this paperwork has adopted a block dividing disciplines method. | - |
| Formato: dc.format | 63 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | O ensino médio por blocos de disciplinas semestrais e sua influência no enfrentamento do problema da evasão escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: