Instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física

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Autor(es): dc.contributorMata, Vilson Aparecido da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Guilherme Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50843-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Vilson Aparecido da Mata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo pesquisou o instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física. Valeu-se de tal objeto por considerar o ser humano como ser ontológico, ou seja, o trabalho como elemento fundante da constituição do gênero humano e de sua manifestação corpórea e espiritual, como síntese de várias determinações históricas e sociais. Buscamos compreender também, como os instrumentos mediadores podem potencializar a relação do ser humano com a natureza e com outros indivíduos, e de como os instrumentos despotencializam o ser humano pela relação do trabalho estranhado capitalista e, também, analisamos qual seria o papel da Organização do Trabalho Pedagógico na educação física segundo os interesses da classe trabalhadora. A metodologia utilizada na análise do problema em seu movimento real, faz a crítica profunda e não observa os fenômenos, mas vai à compreensão da essência do problema em suas relações reais, foi com materialismo histórico e dialético enquanto método de análise, que realizamos uma "revisão bibliográfica" nas obras de Marx e Engels, como também em teóricos orgânicos do marxismo. A pesquisa demonstrou e concluiu que tanto as relações recíprocas na unidade entre corpo e espírito, como construção ontológica dos seres sociais em constante desenvolvimento necessitam de instrumentos mediadores que potencializam o ser humano, mas na relação capitalista da venda da força de trabalho, do trabalho estranhado, a desumanização, a fragmentação, embrutecimento e a unilateralização dos trabalhadores são inerente a este momento histórico. E, que na Organização do Trabalho Pedagógico na educação física, que têm referência na conscientização dos trabalhadores de sua relação de explorado, deve apropriar-se dos instrumentos históricos potencializadores do ser humano no saber e no fazer.-
Formato: dc.format29 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Título: dc.titleInstrumento mediado e potencialização do corpo na educação física-
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