A receptividade do adolescente aprendiz na aprendizagem prática : como o monitor desenvolve sua função

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Autor(es): dc.contributorFleig, Daniel Gustavo, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorScolaro, Fernanda Robinson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50836-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof.º Ms.Daniel Gustavo Fleig-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2013.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo é oriundo do trabalho desenvolvido em uma Instituição em Curitiba a qual atende empresas na Região Metropolitana e Litoral, que capacita e insere adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mundo do trabalho formal na condição de aprendiz. Destaca-se a importância do acompanhamento do monitor prático no processo de desenvolvimento do adolescente durante o contrato de aprendizagem profissional, contribuindo em seu desenvolvimento psíquico, pessoal e social no exercício de cidadania. A lei da aprendizagem profissional surgiu com o intuito de oferecer oportunidade de inserção do adolescente ao mundo do trabalho em condições dignas e não exploratórias. Para tanto, o objetivo geral do presente trabalho é identificar como o monitor acolhe o adolescente aprendiz durante o contrato de aprendizagem prática. Mais especificamente: compreender como se efetiva a acolhida do adolescente aprendiz no âmbito formal da aprendizagem prática profissional, bem como os desafios, percepção e o grau de satisfação do profissional que aceita assumir esta função. O presente estudo possibilitou avaliar a efetividade da lei da aprendizagem por meio do relato dos trabalhadores que estão na função de monitor prático.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Título: dc.titleA receptividade do adolescente aprendiz na aprendizagem prática : como o monitor desenvolve sua função-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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