
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Scolaro, Fernanda Robinson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50836 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50836 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof.º Ms.Daniel Gustavo Fleig | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2013. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo é oriundo do trabalho desenvolvido em uma Instituição em Curitiba a qual atende empresas na Região Metropolitana e Litoral, que capacita e insere adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mundo do trabalho formal na condição de aprendiz. Destaca-se a importância do acompanhamento do monitor prático no processo de desenvolvimento do adolescente durante o contrato de aprendizagem profissional, contribuindo em seu desenvolvimento psíquico, pessoal e social no exercício de cidadania. A lei da aprendizagem profissional surgiu com o intuito de oferecer oportunidade de inserção do adolescente ao mundo do trabalho em condições dignas e não exploratórias. Para tanto, o objetivo geral do presente trabalho é identificar como o monitor acolhe o adolescente aprendiz durante o contrato de aprendizagem prática. Mais especificamente: compreender como se efetiva a acolhida do adolescente aprendiz no âmbito formal da aprendizagem prática profissional, bem como os desafios, percepção e o grau de satisfação do profissional que aceita assumir esta função. O presente estudo possibilitou avaliar a efetividade da lei da aprendizagem por meio do relato dos trabalhadores que estão na função de monitor prático. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Título: dc.title | A receptividade do adolescente aprendiz na aprendizagem prática : como o monitor desenvolve sua função | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: