Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Gracialino da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Eloi de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50826 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Gracialino da Silva Dias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A partir de uma breve síntese sobre o movimento da Educação Popular, historicamente constituída no Brasil e tantas vezes ressignificada, mantendo-se ainda como campo de disputas teóricas e práticas este trabalho busca discutir o campo de construção, muito recente, da socioeducação no Brasil. Para isso, analisa a organização do trabalho pedagógico do Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, as concepções pedagógicas que orientam suas práticas, procura compreender o processo de implementação das políticas públicas de socioeducação no âmbito da assistência social, bem como busca identificar possíveis semelhanças entre as ações socioeducativas propostas pelo Projovem Adolescente com as práticas pedagógicas de Educação Popular considerando o modo de produção capitalista. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de uma revisão de literatura sobre a concepção de Socioeducação e Educação Popular, concomitante a uma pesquisa documental sobre a proposta político-pedagógica do Projovem Adolescente e demais documentos referentes à socioeducação e, finalmente uma descrição da prática do educador social com um enfoque biográfico-narrativo a partir da experiência profissional do autor a fim de interpretar a realidade observada empiricamente e reconstrução dessas percepções numa relação dialógica entre investigador e sujeitos de investigação. Constatou-se que embora exista uma aproximação teórica, na prática, as ações socioeducativas do Projovem Adolescente não apresentam o viés político da Educação Popular, até porque os educadores sociais não têm compreensão do seu papel de formador de uma conscientização política no sentido de criar grupos de jovens que tenham perspectivas de transformar a sociedade e a realidade em que vivem. Embora o conjunto da literatura sobre a temática e os artigos relatando pesquisas empíricas estudados por essa monografia tenham dado destaque ao caráter assistencialista de base compensatória à socioeducação, a nossa vivência respalda em partes esta dimensão crítica da forma assistencialista. De fato o aspecto assistencialista é o que por vezes predomina. No entanto, a autoridade da nossa vivência, para não trair a memória histórica do autor, confere aspectos de positividades na socioeducação. Ou seja, muitos casos de superação de limites e de situação de risco social foram atingidos. | - |
Formato: dc.format | 71 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | A relação entre socioeducação e educação popular : o caso do ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: