
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Ivanize de Fátima Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50821 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50821 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador(a): Profª Karen Franklin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os alunos a compreender a importância do ensino de filosofia, e os ganhos significativos que professores e alunos terão através desta disciplina, pois, o ensino de filosofia não é somente envolver-se didaticamente, mas sim, envolver-se filosoficamente. Pensar nas condições de aprendizagem e compreensão da própria disciplina, ou seja, até que ponto professores conseguem conduzir as aulas com a preocupação de envolverem os alunos e manterem seu interesse pelo conteúdo e desenvolver estratégias através de textos filosóficos como leituras, escritas, discussões e debates, os professores realizam o pensamento criterioso, a reflexão, a argumentação e o questionamento, através de uma aula bem planejada. Por isso, o texto filosófico: possibilidades do envolvimento e prazer na leitura no 1º ano do Ensino Médio implica os professores assumir como mediadores facilitadores ao processo de aprendizagem, percorrendo um caminho para a construção da capacidade de pensar por conta própria, de modo que os alunos aos poucos consigam dispensar mediações e construir suas próprias mediações com o próprio texto filosófico. O interesse pelo pensamento filosófico só será despertado, quando os professores apresentar conteúdos significativos para os alunos. Essa significação ganha interesse quando os alunos estabelecem relações entre o saber cultural e experiências que eles possuem quando ingressam na escola. A filosofia permite e dá condições de realizar o pensamento de um modo pessoal. O período do Ensino Médio em geral é considerado como uma época de firmar o aluno através de sua personalidade e de seus desejos, e parece que é nessa fase escolar que a Filosofia apresenta importância no sentido de efetivação da construção de personalidades. Desenvolver a aprendizagem no ensino de filosofia de forma significativa proporciona aos alunos condições essenciais para alcançarem seus objetivos e garantir atitudes autônomas em diferentes contextos. Nesse sentido, cabe aos professores, constantemente, buscarem novos caminhos, abrindo assim, possibilidades no momento da aprendizagem, garantindo progressos e promovendo nos alunos a independência e a superação dos desafios como seres humanos e cidadãos. | - |
| Formato: dc.format | 30 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textos - Compreensão | - |
| Título: dc.title | O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: