O Ideb enquanto referencial de pesquisa no âmbito acadêmico : usos e concepções

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edina Pischaraka Itcak Dias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50820-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa apresenta revisão de literatura das teses e dissertações defendidas no período de 2007 a 2012 com o intuito de observar os usos e concepções do Ideb circunscritos nestas pesquisas. Para contextualização do tema, são apresentados fatores que influenciaram a decisão governamental de formulação do Ideb, bem como a descrição da política em seu propósito de monitoramento da qualidade da educação. Desde a publicação do Ideb e com crescimento acentuado nos anos seguintes, várias pesquisas utilizaram os resultados do Ideb como indicador de qualidade e, portanto, como critério de seleção de amostra comparativa (baixo/alto) para análise de fatores da qualidade em educação. Nota-se que o indicador tem sido fonte de informação, mas a área carece de estudos que analisem os diferentes fatores que impactam no resultado final do Ideb de forma a subsidiar possível revisão da composição do indicador de qualidade. O Ideb, embora com limitações em sua composição, tem proporcionado um novo momento no debate da qualidade da educação básica brasileira.-
Formato: dc.format44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de base-
Título: dc.titleO Ideb enquanto referencial de pesquisa no âmbito acadêmico : usos e concepções-
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