Reflexões sobre educação a partir da filosofia prática de Immanuel Kant : o sentido da educação, suas dificuldades e possibilidades em função do esclarecimento

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Autor(es): dc.contributorPinheiro, Celso de Moraes, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorJesus, Daniella do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50810-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Celso de Moraes Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como principais fontes de estudo textos de Immanuel Kant referentes à sua filosofia prática, a saber, « À paz perpétua » , « Fundamentação da metafísica dos costumes » , « Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita » , « Resposta à pergunta: Que é Esclarecimento (Aufklärung)? » e « Sobre a pedagogia » – escritos que suscitam reflexões e contribuem para a compreensão do ideal de moralidade explorado pelo referido autor. Buscou-se avançar nos conhecimentos dos conceitos apresentados por Kant, com o intento de identificar neles as conceituações acerca da educação das crianças e da possibilidade de esclarecimento para a humanidade. Através de revisão de literatura, análise de conteúdos e interpretação textual, constam algumas reflexões sobre a possibilidade da utilização da filosofia de Kant para o aprimoramento da educação em tempos hodiernos.-
Descrição: dc.descriptionRésumé: Ce travail a comme principales sources d’études , des textes d’Immanuel Kant qui se réfèrent à sa philosophie pratique, à savoir : « Vers la paix perpétuelle » ; « Fondation de la Métaphysique des moeurs » ; « L’idée d’une histoire universelle d’un point de vue cosmopolite » ; « Réponse à la question : « Qu’est-ce que c’est les Lumières ( Aufklärung)? » ; et « Sur la pédagogie ». Les écrits qui suscitent des réflexions et contribuent pour la compréhension de l’idéal de moralité exploré par l’auteur cité . On a cherché avancé nos connaissances des concepts présentés par Kant, avec l’intention d’identifier les égards à propos de l’éducation des enfants et de la possibilité d’éclaircissement pour l’humanité. À travers la révision de litterature, l’analyse de contenus et l’interprétation textuelle , il consiste certaines réflexions sur la possibilité d’utilisation de la philosophie de Kant pour le perfectionnement de l’éducation dans des temps actuels.-
Formato: dc.format50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Título: dc.titleReflexões sobre educação a partir da filosofia prática de Immanuel Kant : o sentido da educação, suas dificuldades e possibilidades em função do esclarecimento-
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