Filosofia e educação religiosa cristã

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoosburger, Udo Baldur-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Daniele Augustinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50809-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Udo Baldur Moosburger-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho pretendeu analisar a base teórica conceitual da educação filosófica e religiosa cristã, visando o aprofundamento do entendimento da educação no âmbito religioso por parte das escolas publicas do Estado do Paraná. Parte-se do entendimento histórico da importância da religião para o ser humano, com base nas mudanças ocorridas na legislação da educação nos últimos anos e a diversidade religiosa existente em nossa nação, bem como a perspectiva da proposta da LDB. Dessa maneira, diante da analise das ações dos profissionais da educação, em especial o professor de filosofia, e as orientações do currículo escolar frente à necessidade do apreço a leitura de textos filosóficos,pretendemos esclarecer o que pertence a filosofia, bem como o que é parte da educação religiosa. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa consiste em três partes, sendo a primeira: uma investigação bibliográfica exploratória, realizada em livros, artigos, teses e sites especializados, a fim de criar embasamento teórico sobre os temas abordados na educação religiosa dos 6º e 7º anos do ensino fundamental nas escolas públicas paranaenses. A segunda parte consiste na reflexão mais aprofundada acerca da obra de Hugo de São Vitor, obra considerada um manual para aqueles que pretendem seguir o caminho da leitura e estudos com êxito. E por fim as considerações acerca da possibilidade ou não de uma ponte de conhecimento entre a educação religiosa no ensino fundamental e a filosofia no ensino médio, como possibilidade de educação.-
Formato: dc.format41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e educação-
Título: dc.titleFilosofia e educação religiosa cristã-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.