
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Trojan, Rose Meri, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Jacomélli, Adylles Daiane Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50790 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Rose Meri Trojan | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar as políticas de formação docente para o ensino de arte e o ensino de arte na Espanha, ocorridas a partir das reformas educacionais dos anos 1990 até a proposição de uma nova lei de educação em 2013. Isso porque, devem ser estabelecidos parâmetros de referência para estudos comparados sobre as políticas educacionais com outros países, para identificar tendências, avanços e retrocessos no ensino e na formação dos docentes para o ensino da arte, considerando o impacto da globalização e das reformas de Estado desse período. Para isso, se propôs pesquisar o contexto do ensino de arte na Espanha e analisar as políticas de formação docente, a fim de identificar as principais mudanças, frente às reformas promovidas pela Espanha, a partir de 1990. A pesquisa foi realizada em através de análise bibliográfica e documental. Foram analisados alguns estudos realizados sobre o tema, além de pesquisas de intelectuais da área, a partir dos quais foram percebidas situações de disparidade na formação docente e no ensino de arte. Na Espanha, o ensino de arte obteve ganhos importantes, ainda que insuficientes, na vigência da LOE/2006. Entretanto, com a aprovação da LOMCE/2013, a flexibilização do currículo produz reveses, ao retirar a obrigatoriedade da oferta do ensino de arte nas escolas. Assim, constata-se que formação docente para o ensino da arte ainda necessita de maior atenção, a fim de sanar os problemas provocados por uma desvalorização histórica, associada a uma formação insuficiente sobre conhecimento docente e artístico. | - |
| Descrição: dc.description | Resumnen : Este estudio tiene como objetivo investigar y analizar las políticas de formación del profesorado para la enseñanza del arte y la educación artística en España ocurrido desde las reformas educativas de la década de 1990 a la propuesta de una nueva ley de educación en 2013. Esto se debe a que los puntos de referencia para los estudios comparativos sobre la política de educación con otros países deben ser establecidos para identificar tendencias, avances y retrocesos en la educación y la formación de profesores para la enseñanza del arte, teniendo en cuenta el impacto de la globalización y las reformas de Estado este período. Para esto, nos encontramos con el contexto propuesto para la enseñanza del arte en España y la revisión de las políticas de formación del profesorado con el fin de identificar los principales cambios en las reformas llevadas adelante por España desde 1990. La encuesta se realizó a través de la literatura y el análisis de documentos. Se analizaron estudios sobre el tema, así como la investigación en el área de la propiedad intelectual, de la que se percibieron situaciones disparidad en la formación del profesorado y la enseñanza del arte. En España, la enseñanza del arte logró avances importantes pero aún insuficientes, durante una LOE/2006. Sin embargo, con la aprobación de LOMCE/2013, la flexibilidad del currículo produce retrocesos, de retirar la obligatoriedad de la educación artística en las escuelas. Por lo tanto, parece que la formación del profesorado para la enseñanza del arte todavía necesita más atención con el fin de poner remedio a los problemas causados por la devaluación histórica, junto con la insuficiente formación en el conocimiento académico y artístico. | - |
| Formato: dc.format | 64 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Título: dc.title | Formação docente e ensino de arte na Espanha : um estudo a partir das reformas educacionais (1990-2013) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: