Estratégias de diferenciação de agroindústrias familiares de Chapecó/SC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Wolney-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Agronegócio-
Autor(es): dc.creatorVasques, Samuel Tafernaberri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:57:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:57:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50769-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Wolney Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Agronegócio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objetivo principal identificar quais são as oportunidades que podem ser trabalhadas para fortalecer, agregar valores e legalizar produtos das agroindústrias familiares de Chapecó, SC evidenciando a importância da agroindustrialização para o desenvolvimento da agricultura familiar e da região. Foram investigadas 36 agroindústrias familiares, entre os meses de agosto e outubro de 2012, grande parte destas, possuem as feiras de produtos coloniais e agroecológicos da cidade como principal meio de comercialização, além da venda no local de produção, nos mercados institucionais, como, por exemplo, a Prefeitura Municipal e em estabelecimentos comerciais. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva tipo survey, em que a coleta foi executada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos agricultores nas propriedades rurais. Demonstrando que, da produção a comercialização, existe muito trabalho a ser feito com ferramentas de diferenciação. Os resultados obtidos mostram que o apoio dos órgãos de extensão rural são, de maneira geral, capazes de ajudar as famílias de agricultores a implementarem plantas agroindustriais. Na opinião dos gestores das agroindústrias as variáveis ortodoxas de diferenciação de produtos não parecem influenciar na decisão de compra, pois apenas duas agroindústrias responderam que a marca, embalagem e rótulo foram um diferencial de seus produtos, mas demonstram que ainda há potencialidade de trabalho no setor. Palavras Chave: agroindústria familiar, mercados, gerência de produtos e diferenciação de produtos.-
Formato: dc.format121f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAgroindústria-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos agricolas - Comercialização-
Título: dc.titleEstratégias de diferenciação de agroindústrias familiares de Chapecó/SC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.