
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Vaz, Erica Luana de Lara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50764 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50764 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A escola como espaço privilegiado para que o aprender aconteça no cotidiano se depara com o inesperado e cria a cada dia possibilidades para conservar e construir conhecimentos.É dentro desta característica pluridimensional do ser humano para se justificar a importância de ensinar a filosofar dentro do ambiente da educação. A filosofia atua significativamente no desenvolvimento cognitivo dos educandos, amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento. Por meio destes pensamentos que se desenvolveu este estudo, em primeiro lugar se fez uma coletânea em artigos, jornais, livros sobre a importância do ensino da filosofia no ensino médio. Posteriormente foi realizada uma analise do material coletado. Para melhor expor da analise realizada o estudo foi dividido nas seguintes etapas: a história da educação da brasileira através de um breve retrospecto histórico e a inserção da filosofia como disciplina nas grades curriculares da escola. Outro tópico foi exatamente sobre a disciplina de filosofia com a sua especificidade perante as outras disciplinas o que precisou desenvolver um tópico em especial sobre a figura do professor ao lecionar e ensinar filosofia. Ao término deste estudo notou que a educação está em constante desenvolvimento. Sendo assim, com a inserção da disciplina de filosofia na grade curricular, se percebeu a necessidade de entender os aspectos da diversidade cultural dentro do ambiente escolar e a importância da formação especifica do professor para desenvolver o pensamento filosófico do aluno. | - |
| Formato: dc.format | 36 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: