Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Celso de Moraes, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorVaz, Erica Luana de Lara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50764-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A escola como espaço privilegiado para que o aprender aconteça no cotidiano se depara com o inesperado e cria a cada dia possibilidades para conservar e construir conhecimentos.É dentro desta característica pluridimensional do ser humano para se justificar a importância de ensinar a filosofar dentro do ambiente da educação. A filosofia atua significativamente no desenvolvimento cognitivo dos educandos, amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento. Por meio destes pensamentos que se desenvolveu este estudo, em primeiro lugar se fez uma coletânea em artigos, jornais, livros sobre a importância do ensino da filosofia no ensino médio. Posteriormente foi realizada uma analise do material coletado. Para melhor expor da analise realizada o estudo foi dividido nas seguintes etapas: a história da educação da brasileira através de um breve retrospecto histórico e a inserção da filosofia como disciplina nas grades curriculares da escola. Outro tópico foi exatamente sobre a disciplina de filosofia com a sua especificidade perante as outras disciplinas o que precisou desenvolver um tópico em especial sobre a figura do professor ao lecionar e ensinar filosofia. Ao término deste estudo notou que a educação está em constante desenvolvimento. Sendo assim, com a inserção da disciplina de filosofia na grade curricular, se percebeu a necessidade de entender os aspectos da diversidade cultural dentro do ambiente escolar e a importância da formação especifica do professor para desenvolver o pensamento filosófico do aluno.-
Formato: dc.format36 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleDesafio de ensinar filosofia para o ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.