
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Rogel, Érica Aparecida Lourenço | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50757 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50757 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª MSc. Shirley Boller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho objetivou aplicar através de atividades e metodologias lúdicas orientações de como promover aos alunos orientações no ensino de hábitos de higiene pessoal. Metodologia: A intervenção foi realizada no segundo semestre do corrente ano letivo com 24 participantes, do 1º ano, que realizaram diversas atividades sobre como adotar em sua vida hábitos de higiene pessoal, através de rodas de conversas,leituras de livro sobre o tema, atividades interativas em sala de aula,na sala de informática e disseminação do projeto para toda a escola com apresentação teatral realizada pelos alunos e também palestra para todos os alunos da escola ,com enfermeira e médico da Unidade de Saúde do bairro, onde a Escola se localiza.Resultado: Houve a sensibilização dos alunos e dos professores da Escola , através de depoimentos de professores e alunos sobre mudanças de atitudes,produção de textos e desenho. Conclusão: A intervenção favoreceu que os alunos assimilassem os conteúdos propostos pelo projeto e os sensibilizaram a realizarem mudanças de atitudes relacionadas a sua higiene pessoal e terem uma melhor qualidade de vida e consequentemente preservarem sua saúde. | - |
| Formato: dc.format | 27 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higiene | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | Métodos lúdicos como estratégia para promover a higiene pessoal das crianças do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: