
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Elizandra Daneize dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50742 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50742 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª MSc. Shirley Boller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo é decorrente de um Projeto de Intervenção, que teve como objetivo apresentar aos alunos da Formação Docente o trabalho pedagógico hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, mesmo estando impossibilitado de frequentar a escola, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade, dando, dessa forma, continuidade ao aprendizado e à aquisição de conhecimentos. A intervenção foi realizada no segundo semestre do ano letivo de 2015, com 30 alunos de 3º e 4º anos da Formação Docente, que em diversos momentos através de debates e exposição do tema, puderam entender como se dão os fatores positivos que o trabalho pedagógico do profissional de educação traz para a vida escolar da criança e adolescentes enfermos e a sua contribuição para evitar uma defasagem na escolarização dos mesmos. Dessa forma, foi apresentado à esses alunos como se dá o trabalho pedagógico com alunos enfermos, e de que forma, enquanto educadores, podemos auxiliar o rendimento escolar e estimular a aprendizagem e aquisição de conhecimentos do aluno enfermo. A intervenção junto à esses alunos propiciou a assimilação do tema proposto pelo projeto, sensibilizando-os para essa nova área de atuação dos profissionais da educação. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humanização na saúde | - |
| Título: dc.title | O atendimento pedagógico hospitalar a alunos enfermos : um projeto de intervenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: