O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCappello, Maria Adriana Camargo, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorVieira, Edir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50724-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Maria Adriana Camargo Cappello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não generalizadamente existente em nossa sociedade. Esse crescimento reflete-se, inclusive, numa certa popularização deste saber, considerado anteriormente, restrito a grupos eruditos ou um saber acessível apenas a uma elite de indivíduos privilegiados, indivíduos que podiam disponibilizar seu tempo a se dedicarem ao estudo e pesquisa de um tipo de conhecimento prioritariamente abstrato em si mesmo, sem a pretensão de um saber voltado a ações produtivas ou que se traduza num retorno econômico e financeiro planejado a curto, médio ou longo prazo, pré-requisitos fundamentais de uma sociedade capitalista, como a nossa. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre as condições práticas nas quais a forma de apresentação da filosofia se dá, efetivamente, junto a esse novo público, ou seja, a didática do ensino de filosofia no contexto de uma educação democrática, onde a filosofia está aberta a todos que frequentem, em qualquer lugar deste Estado, uma escola pública.-
Formato: dc.format38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleO desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.