Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cappello, Maria Adriana Camargo, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Edir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50724 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Maria Adriana Camargo Cappello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não generalizadamente existente em nossa sociedade. Esse crescimento reflete-se, inclusive, numa certa popularização deste saber, considerado anteriormente, restrito a grupos eruditos ou um saber acessível apenas a uma elite de indivíduos privilegiados, indivíduos que podiam disponibilizar seu tempo a se dedicarem ao estudo e pesquisa de um tipo de conhecimento prioritariamente abstrato em si mesmo, sem a pretensão de um saber voltado a ações produtivas ou que se traduza num retorno econômico e financeiro planejado a curto, médio ou longo prazo, pré-requisitos fundamentais de uma sociedade capitalista, como a nossa. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre as condições práticas nas quais a forma de apresentação da filosofia se dá, efetivamente, junto a esse novo público, ou seja, a didática do ensino de filosofia no contexto de uma educação democrática, onde a filosofia está aberta a todos que frequentem, em qualquer lugar deste Estado, uma escola pública. | - |
Formato: dc.format | 38 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: