Análise das ações educativas em saúde bucal viabilizadas pelo SUS em uma escola municipal de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorWolff, Lilian Daisy Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Lucimari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50686-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50686-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolff-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização Gestão em Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Promover saúde é uma estratégia na qual se confere visibilidade aos fatores que interferem na saúde da população, relacionando principalmente as necessidades individuais e coletivas, condições socioeconômicas e educação, buscando a criação de mecanismos que proporcionem a igualdade e controle social na gestão das políticas públicas, e que permitam a adequação das mesmas às reais necessidades da população alvo. As escolas têm sido consideradas espaços adequados para atividades em promoção e prevenção em saúde de crianças e adolescentes. Elas se caracterizam por serem locais onde a saúde de alunos, familiares e profissionais da área pode ser promovida, facilitando a adesão de hábitos saudáveis. O objetivo deste trabalho é avaliar a atuação das ações educativas em saúde bucal oferecidas pela prefeitura de Curitiba, em conjunto com o SUS, por meio da análise do projeto aplicado pela Unidade de Saúde Santa Cândida na Escola Municipal Theodoro de Bona. A partir da identificação de problemas envolvendo esse processo, mudanças e melhorias na elaboração e aplicação do projeto vigente são propostas, contribuindo assim, para os gestores responsáveis das instituições alvo do trabalho. Para tanto, foi realizado um levantamento informal de dados e informações por meio da aplicação de questionários específicos à equipe pedagógica da escola e aos responsáveis de 51 alunos do 5º ano (com idade média de 10 anos). Entrevistas com a equipe de saúde e a responsável pelo projeto na UBS também proporcionaram elementos importantes para a construção do diagnóstico dos problemas identificados nos processos que envolvem a formulação e aplicação do projeto em saúde bucal, permitindo a elaboração de propostas que visam modificações do mesmo. Os resultados esperados dessas alterações estão relacionados à melhora da saúde bucal das crianças atendidas pelo projeto, o entendimento da importância das ações em saúde bucal por parte da escola e responsáveis, maior acompanhamento dos alunos que são encaminhados para tratamento odontológico por meio do ambiente escolar, e a reformulação da forma de abordagem do projeto, permitindo o alcance mais amplo dos resultados positivos e a inserção da saúde bucal como rotina na escola. O projeto em saúde bucal vigente já proporciona efeitos positivos, mas mudanças principalmente nos aspectos da relação escola e equipe de saúde, e nos cronogramas das atividades, trará benefícios tanto para a equipe gestora das instituições, quanto para o público alvo atendido pelo projeto.-
Formato: dc.format38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde bucal-
Título: dc.titleAnálise das ações educativas em saúde bucal viabilizadas pelo SUS em uma escola municipal de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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