Construindo uma "Escola Verde" e sustentável

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHasse, Ionete-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorPuerta, Lorena Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:47:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:47:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50678-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ionete Hasse-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO projeto Construindo uma "Escola Verde" e Sustentável foi desenvolvido no Colégio Sertãozinho, situado no município de Matinhos - Paraná, que atende ensino fundamental e ensino médio, e também a formação de docentes. Teve como objetivo arborizar o colégio com algumas espécies da Mata Atlântica (ombrófila densa) visando a sensibilização dos sujeitos em relação ao meio ambiente e possibilitando a educação ambiental, contribuindo para a conservação da biodiversidade e preservação do meio ambiente. O projeto envolveu a gestão escolar e os educandos do Programa Mais Educação - oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre escolha dos espaços e o plantio das espécies, contou também com a parceria do IAP - Instituto Ambiental do Paraná que disponibilizou as mudas arbóreas. Antes da implantação das mudas, foram realizados diálogos com educadores, educandos e com integrantes da gestão escolar sobre a importância de arborizar o ambiente escolar realizando análise, escolha e mapeamento dos espaços aptos para receber a arborização; escolha das espécies disponibilizadas pelo IAP; preparação do solo com adubo orgânico e por fim o plantio de treze mudas, entre elas pitanga (Eugenia uniflora), cereja do mato (Eugenia involucrata), palmito (Euterpe edulis) e cedro (Cedrela fissilis). A implantação do projeto de intervenção melhora condições de conforto térmico e agrega valores estéticos ao ambiente escolar, assim os benefícios da arborização associam-se com a preservação do meio ambiente e em consequência levando a qualidade de vida e saúde do ser humano. Além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de preservação do meio ambiente, como também propiciará um espaço interativo para os educadores de diferentes disciplinas desenvolverem atividades voltadas para a educação ambiental.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPalmito - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectPitanga - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectCereja - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectCedro - Mudas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia - Educação-
Título: dc.titleConstruindo uma "Escola Verde" e sustentável-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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