Percepção ambiental dos discentes do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná : estudo de caso no Passeio Público em Curitiba-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrick, Elaine de Cácia de Lima, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Autor(es): dc.creatorLopes, Laura Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50672-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Elaine de Cacia de Lima Frick-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo tem como objetivo analisar a percepção ambiental, a justificativa pauta-se em decodificar a percepção dos discentes sobre o Passeio Público, ao que tange aos problemas ambientais e sociais. A pesquisa teve como base a Geografia Humanista sobre a influência da Fenomenologia de Yi-Fu Tuan, e os mapas mentais da 'Metodologia Kozel'. Buscou-se analisar e interpretar a percepção ambiental e relacioná-la aos conceitos de Topofilia e Topofobia. Como resultado a percepção ambiental perpassa por vários aspectos, como elementos naturais e construídos, as sensações abordadas remetem-se a alegria, tristeza, insegurança, paz e odores. A problemática foi respondida os discentes conseguiram visualizar, compreender e representar os problemas ambientais e sociais nos mapas mentais. As particularidades em cada um dos mapas mentais analisados, visões, sensações, percepções que se destacam ou se escondem na imagem representada. Para Tuan duas pessoas não veem a mesma realidade e não fazem a mesma avaliação do meio ambiente. A pesquisa demonstra essa máxima de Tuan.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The article to analyze the environmental perception, the justification is guided to decode the perception of students on the Public Sidewalk, when it comes to environmental and social problems. The research was based on the Humanistic Geography on the influence of the Phenomenology of Yi-Fu Tuan, and mental maps 'Kozel Methodology'. We sought to analyze and interpret environmental perception and relates them to the concepts of topophilia and topophobia. As a result the environmental perception permeates various aspects such as natural and constructed elements, sensations addressed refer to joy, sadness, insecurity, peace and odors. The issue was answered the students were able to visualize, understand and represent the environmental and social problems in mental maps. The features in each of the analyzed mental maps, visions, feelings, perceptions that stand out or hide the image represented. For Tuan no two people see the same reality and not make the same assessment of the environment. Research shows that maximum Tuan.-
Formato: dc.format28 f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia humana - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza - Influência do homem-
Título: dc.titlePercepção ambiental dos discentes do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná : estudo de caso no Passeio Público em Curitiba-PR-
Título: dc.titleEnvironmental perceptions of students of secondary education College of Paraná State : a case study in public Sidewalk in Curitiba-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.