Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Farley Simon, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kyra Barros Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50671 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Farley S. M. Nobre | - |
Descrição: dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Começar a fazer parte do grupo de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, em fase de Direção Pro Tempore1 , e na troca dos servidores ocupantes da Direção e Coordenação Acadêmica, permitiu aflorar a percepção de um ambiente com possíveis instabilidades. Diante disso, diagnosticar a cultura institucional do Campus Realeza, passou a ser o objetivo, aliado à necessidade de se elaborar um trabalho de conclusão de curso para finalizar a especialização em Gestão Pública. Aliado aos fatos supracitados, como ocupante do cargo de Secretária Executiva e, mais precisamente, secretária da Direção do Campus, uni as necessidades individuais às institucionais, visto que é perceptível uma crescente insatisfação dos colegas de trabalho com o ambiente da UFFS, bem como se vê, em contrapartida, a tentativa da equipe diretiva de solucionar os problemas existentes e proporcionar mais satisfação ao exercício profissional dos servidores. Dessa maneira, esse trabalho buscou diagnosticar a cultura existente no ambiente da UFFS – Campus Realeza, sob a perspectiva dos TAE, através da utilização de um questionário estruturado e validados na literatura e adaptado à realidade, sugerindo à Direção, posteriormente, soluções para amenizar os possíveis problemas detectados. Após a análise do material coletado, diagnosticou-se que a cultura hoje, do ponto de vista dos TAE, possui as características esperadas de uma instituição do governo: ser rígida, controladora e hierarquizada. Porém, no que diz respeito ao que os servidores esperam de um ambiente adequado para trabalhar, sinalizaram que gostariam de um ambiente menos hierarquizado e que, portanto, valorizasse mais a equipe, a capacitação, a qualidade nos relacionamentos interpessoais, o comprometimento. Assim, a partir destes resultados, foram feitas sugestões à equipe diretiva para que o ambiente de trabalho possua uma cultura mais adjacente ao esperado pelos servidores do Campus Realeza. | - |
Formato: dc.format | 37 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Cultura organizacional | - |
Título: dc.title | Diagnóstico da cultura organizacional da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: