Gestão estratégica de pessoas em organizações públicas : um estudo de caso na Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu

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Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorHiga, Fernando Kendji-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50645-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho é um estudo de caso exploratório na Divisão de Serviços Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O estudo tem por objetivo principal identificar quais são as competências necessárias para elaborar e integrar as estratégias de gestão de pessoas de forma consistente, visando o caráter estratégico do setor de gestão de pessoas. A relevância do estudo se deve ao fato que, quando a organização não sabe quais são as competências de se seus funcionários e se estão alinhadas com as competências requeridas por ela, nem sempre é possível integrar os sistemas ou estratégias de gestão de pessoas, dificultando o recrutamento, remuneração, treinamento, desenvolvimento e acompanhamento dos funcionários. O método utilizado foi à observação através de reuniões com a coordenação da divisão de serviços turísticos, a aplicação de questionários aos servidores no cargo de auxiliar de turismo bilíngue e análise dos dados secundários. Foram analisados pelos métodos quantitativo e qualitativo e descritos através de quadros e gráficos. Constatou-se que a organização está em processo de definição das estratégias de gestão de pessoas. Foi possível identificar um conjunto de qualificações necessárias e criar um modelo de descrição de cargo articulado por competências, propor a integração de estratégias de gestão de pessoas e a criação de um manual para o colaborador a fim de auxiliar nas estratégias em gestão de pessoas que a organização venha a desenvolver.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Foz do Iguaçu (PR)-
Título: dc.titleGestão estratégica de pessoas em organizações públicas : um estudo de caso na Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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