Atividade de intervenção de educação ambiental; projeto na escola, olhando para dentro de casa. Eixo 4. Energia, água, solo, saúde e alimentação na perspectiva da educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHasse, Ionete-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorCosta, Aroldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50600-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ionete Hasse-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta o resultado da Proposta de intervenção ambiental desenvolvido no Colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann na Cidade de Guaratuba-PR com alunos do Ensino Médio e os alunos 6º anos do Ensino Fundamental. O projeto "Olhando para dentro de casa" é a ação participativa dos discentes no agir local almejando resultado global, economizando água dentro de casa, e a partir de casa propagar a ideia do consumo correto da água potável para as pessoas de seu convívio, orientar a comunidade estudantil a adotar atitudes no sentido de valorização da água e seu uso sustentável. No decorrer do projeto foi apresentando para a comunidade escolar citada a problemática envolvendo o consumo de água potável, a dependência do ser humano com relação a água doce, o potencial hidrográfico brasileiro, os problemas de distribuição de água nos grandes centros brasileiros, os segmentos da economia que mais consomem água potável, a porcentagem da água do planeta que pode ser consumida, o risco da falta de água. Os temas foram apresentados por meio de vídeos, livros, palestras e pesquisas na internet. Os resultados do projeto apresentados pelos alunos: o aprendizado sobre o meio ambiente e as questões da água potável no planeta , sensibilização dos educandos com respeito ao uso correto da água dentro de casa e a disponibilidade de repassar para as pessoas de seu convívio social. Os alunos aprenderam sobre o ciclo da água e a importância que a água exerce em nossas vidas, onde oportunamente relembraram maneiras de economizar água dentro de casa, também passaram esta ideia para seus familiares. Foram alertados sobre a questão do meio ambiente o uso sustentável dos recursos naturais, economia de água e cidadania. Demonstraram estarem sensíveis ao tema e disponibilidade de passar a ideia par as pessoas do seu convívio e maneiras de adquirir consciência ecológica.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Ecologia-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Conservação-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Uso-
Título: dc.titleAtividade de intervenção de educação ambiental; projeto na escola, olhando para dentro de casa. Eixo 4. Energia, água, solo, saúde e alimentação na perspectiva da educação ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.