Intersetorialidade saúde e educação : propondo um protocolo de encaminhamento para a continuidade do cuidado

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Autor(es): dc.contributorWolff, Lillian Daisy Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Autor(es): dc.creatorIackusch, Andréa Haninec-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:00:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:00:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50595-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolff-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este projeto técnico terá como objeto de estudo o Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado "Alex Figueiredo"- CMAIE, no município de Piraquara – PR, o qual está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e presta atendimento fisioterapêutico, fonoaudiológico, psicológico e terapêutico ocupacional a crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, e que apresentam deficiências física, auditiva, visual e intelectual; além de tratar bebês com atraso no desenvolvimento neuromotor e patologias neurológicas. Alguns entraves na linha de cuidado com os pacientes atendidos pela instituição foram identificados, principalmente devido à falta de integralidade com a Secretaria Municipal de Saúde, o que prejudica a abordagem multiprofissional necessária aos cuidados para com esses pacientes. Visando melhorias do atendimento no CMAIE, o projeto propõe um protocolo de encaminhamento que direcione o atendimento e o encaminhamento dos pacientes atendidos pelos profissionais de saúde que atuam no Centro, de forma integrada ao Sistema Único de Saúde, por meio da intersetorialidade, buscando assim a resolutibilidade na assistência. Os dados foram obtidos por meio de reunião com os profissionais de saúde que atuam no Centro, onde se diagnosticou dificuldades referentes ao encaminhamento dos pacientes a outros serviços do setor saúde, devido à falta de intersetorialidade e de uma relação mais direta em entre saúde e educação. A partir disso, criou-se um protocolo de encaminhamento, o qual prevê o primeiro acesso do paciente a instituição, os encaminhamentos referentes à linha de cuidado, e o retorno sobre a resolubilidade dos problemas ao CMAIE. Com isso cria-se uma linha de cuidado mais eficaz, a qual gera agilidade no processo de encaminhamento, resolubilidade e integralidade na assistência por meio de ações intersetoriais.-
Formato: dc.format34 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças deficientes-
Palavras-chave: dc.subjectAssistencia medico-social-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes - Assistencia em instituições - Piraquara (PR)-
Título: dc.titleIntersetorialidade saúde e educação : propondo um protocolo de encaminhamento para a continuidade do cuidado-
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