Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wolff, Lillian Daisy Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Iackusch, Andréa Haninec | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:00:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:00:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50595 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolff | - |
Descrição: dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este projeto técnico terá como objeto de estudo o Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado "Alex Figueiredo"- CMAIE, no município de Piraquara – PR, o qual está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e presta atendimento fisioterapêutico, fonoaudiológico, psicológico e terapêutico ocupacional a crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, e que apresentam deficiências física, auditiva, visual e intelectual; além de tratar bebês com atraso no desenvolvimento neuromotor e patologias neurológicas. Alguns entraves na linha de cuidado com os pacientes atendidos pela instituição foram identificados, principalmente devido à falta de integralidade com a Secretaria Municipal de Saúde, o que prejudica a abordagem multiprofissional necessária aos cuidados para com esses pacientes. Visando melhorias do atendimento no CMAIE, o projeto propõe um protocolo de encaminhamento que direcione o atendimento e o encaminhamento dos pacientes atendidos pelos profissionais de saúde que atuam no Centro, de forma integrada ao Sistema Único de Saúde, por meio da intersetorialidade, buscando assim a resolutibilidade na assistência. Os dados foram obtidos por meio de reunião com os profissionais de saúde que atuam no Centro, onde se diagnosticou dificuldades referentes ao encaminhamento dos pacientes a outros serviços do setor saúde, devido à falta de intersetorialidade e de uma relação mais direta em entre saúde e educação. A partir disso, criou-se um protocolo de encaminhamento, o qual prevê o primeiro acesso do paciente a instituição, os encaminhamentos referentes à linha de cuidado, e o retorno sobre a resolubilidade dos problemas ao CMAIE. Com isso cria-se uma linha de cuidado mais eficaz, a qual gera agilidade no processo de encaminhamento, resolubilidade e integralidade na assistência por meio de ações intersetoriais. | - |
Formato: dc.format | 34 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistencia medico-social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes - Assistencia em instituições - Piraquara (PR) | - |
Título: dc.title | Intersetorialidade saúde e educação : propondo um protocolo de encaminhamento para a continuidade do cuidado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: