Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alencastro, Lucia Helena, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Daneluz, Zeli Terezinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50580 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Lucia helena Alencastro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A interdisciplinaridade baseia-se na interação de disciplinas com objetivos claros para motivar alunos ao conhecimento. O objetivo deste artigo foi analisar a prática pedagógica interdisciplinar na Escola Estadual Jupira Guimarães Bondervalle -Paraná, a partir de resultados no processo de ensino e aprendizagem segundo a concepção dos professores. Bem como identificar o significado atribuído pelos professores sobre o conceito de interdisciplinaridade e o fazer da prática pedagógica no cotidiano escolar no que se refere aos espaços de construção do trabalho interdisciplinar na referida escola, procurando diagnosticar as dificuldades encontradas pelos docentes no tocante as condições de trabalho voltadas à prática interdisciplinar. Para a pesquisa utilizou-se de um questionário aberto com os professores e profissionais ligados à educação. Diante desse pressuposto, observou-se um enriquecimento na aprendizagem, comunicação e inter-relacionamento. Verificou-se uma busca pelos educadores de trabalhar de forma interdisciplinar principalmente por meio de projetos. Pôde-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é um conceito aceito, porém longe de ser a prática cotidiana | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
Título: dc.title | A interdisciplinaridade na Escola Estadual do Campo Jupira Guimarães Bondervalle | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: