Intervenção em sala de aula para alunos do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPires, Ana Christina Duarte, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorTorres, Vilma Alves Neres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50576-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Christina Duarte Pires-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO processo de intervenção e construção de condições educacionais adequadas ao morador do campo tem sido um tema muito discutido através das políticas públicas. Neste contexto numa reflexão sobre o êxodo rural, percebe-se que houve um intenso movimento migratório visto em poucas nações, e, isso trouxe mudanças tanto no campo, quanto nas cidades, por um lado, a superlotação nos grandes centros, e, por outro a substituição do homem pela máquina; a qual trouxe o desequilíbrio entre a indústria e agricultura, transformando as cidades em centros de pobreza extrema. A educação voltada para o campo sofreu muitas reivindicações para mudança, tanto no processo de aquisição de conhecimento, quanto na estrutura e condições para esse ensinoaprendizado. Para que uma intervenção seja oportunizada aos moradores do campo faz-se necessário que os profissionais da educação, Estado e demais envolvidos delimitem os espaço escolar das áreas rurais, a compreensão envolvida no processo de alfabetização, bem como em todo sistema escolar, levando em conta a singularidade de cada lugar, as pessoas, seus valores, cultura e particularidades. Acredita-se que com um planejamento pedagógico, sob a supervisão de equipes multidisciplinares o panorama educacional do morador do campo possa continuar a contemplar melhorias através das mudanças políticas e pedagógicas.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMigração rural-urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Paraná-
Título: dc.titleIntervenção em sala de aula para alunos do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.