Relação entre o plano de estudos e os jovens da Casa Familiar Rural de Pato Branco

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Autor(es): dc.contributorFarias, Maria Isabel, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorPreisler, Vanessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50569-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria Isabel Farias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA Pedagogia da Alternância teve início na década de 30 na França, a ideia de criar uma alternativa de estudos para os jovens camponeses surgiu através de um grupo de pais que estavam insatisfeitos com os estudos da cidade que era voltado para o meio urbano, com a ajuda do pároco local foi implantada a primeira Casa Familiar Rural. Com o passar dos anos a pedagogia foi se expandindo e chegou ao Brasil no ano de 1969. No Sul do Brasil a Pedagogia da Alternância é administrada pela Arcafar Sul a qual é responsável pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os instrumentos que fazem parte da Pedagogia da Alternância são de grande importância para que esta metodologia tenha sucesso. O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência sobre a influência que o Plano de Estudos (instrumento da Pedagogia da Alternância) têm sobre os jovens iniciantes do primeiro ano e sobre ex alunos da Casa Familiar Rural de Pato Branco – PR. O Plano de Estudos é elaborado pelos jovens em conjunto com os monitores, onde são elaboradas perguntas sobre o cotidiano da família, podendo assim gerar um debate entre os jovens sobre as experiências de cada família. Na pesquisa constatou-se que 92% dos jovens entrevistados acham que de alguma forma o Plano de Estudos influência na vida pessoal e na vida familiar.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Título: dc.titleRelação entre o plano de estudos e os jovens da Casa Familiar Rural de Pato Branco-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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