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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Farias, Maria Isabel, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Preisler, Vanessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50569 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Isabel Farias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A Pedagogia da Alternância teve início na década de 30 na França, a ideia de criar uma alternativa de estudos para os jovens camponeses surgiu através de um grupo de pais que estavam insatisfeitos com os estudos da cidade que era voltado para o meio urbano, com a ajuda do pároco local foi implantada a primeira Casa Familiar Rural. Com o passar dos anos a pedagogia foi se expandindo e chegou ao Brasil no ano de 1969. No Sul do Brasil a Pedagogia da Alternância é administrada pela Arcafar Sul a qual é responsável pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os instrumentos que fazem parte da Pedagogia da Alternância são de grande importância para que esta metodologia tenha sucesso. O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência sobre a influência que o Plano de Estudos (instrumento da Pedagogia da Alternância) têm sobre os jovens iniciantes do primeiro ano e sobre ex alunos da Casa Familiar Rural de Pato Branco – PR. O Plano de Estudos é elaborado pelos jovens em conjunto com os monitores, onde são elaboradas perguntas sobre o cotidiano da família, podendo assim gerar um debate entre os jovens sobre as experiências de cada família. Na pesquisa constatou-se que 92% dos jovens entrevistados acham que de alguma forma o Plano de Estudos influência na vida pessoal e na vida familiar. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodos experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Título: dc.title | Relação entre o plano de estudos e os jovens da Casa Familiar Rural de Pato Branco | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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