A diversidade discutida em uma escola do campo

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Autor(es): dc.contributorBorges, André Essenfelder, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorAldrigue, Thais Cristine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50558-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. André Essenfelder Borges-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 9-10-
Descrição: dc.descriptionResumo: As pessoas do campo são consideradas menos constituídas de cultura, inteligência e razão. O presente trabalho tem como principal objetivo tratar da discriminação, seja ela qual for, principalmente com relação às escolas e alunos do campo. Neste intuito, optou-se por efetuar uma revisão literária breve ao entorno dos temas: exclusão e diversidade escolar. Posteriormente, houve uma observação de professores e educandos de um Colégio Estadual da cidade de Palmeira, Paraná, durante os horários de ‘recreio’. Ainda em um terceiro momento, foi realizada uma conversação com os professores, durante a reunião pedagógica, pela pedagoga e a pesquisadora do presente trabalho, bem como um dialogo com os educandos do ensino médio, nas salas de aula. Os assuntos abordados foram as mais diversas formas de diversidade no convívio social. Os resultados apontaram que os docentes acreditam que há certa exclusão dos educandos que estudam nas cidades para com aqueles do campo, mesmo estes últimos sendo mais educados e colaborativos com as aulas que os primeiros. Quanto à resposta dos educandos, estes afirmaram não sentirem-se alvo de tal preconceito. Na discussão com os educandos, a pesquisadora optou por abordar as mais diversas formas de preconceito. Pode-se concluir, que apesar de cada âmbito educacional, cidade ou campo, possuir sua especificidade e vantagem, o campo nos mostra a diversidade sociocultural existente a partir de pessoas que lá habitam, afirmando sua identidade, valorizando o seu trabalho, a sua história, o seu jeito de ser, seu conhecimento e o respeito ao próximo-
Formato: dc.format1 arquivo (10 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA diversidade discutida em uma escola do campo-
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