Projetos de contraturno na escola : uma ideia de educação integral

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Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorLanzarini, Terezinha Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Edina Mayer Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo principal analisar os limites e as potencialidades das políticas de Educação do Campo e de Educação Integral vivenciadas no projeto de contraturno do Colégio Estadual do Campo Maralúcia, no Município de Medianeira, PR a fim de fortalecer a implementação dos direitos que defendem. Para tanto, pretende inicialmente analisar as concepções e a política pública nacional e estadual da Educação do Campo e sua relação com as concepções e política de Educação Integral. Além disto o estudo busca discutir as condições de implementação da Educação Integral nas escolas do campo do PR e entender os reflexos dos princípios destas políticas nas vivências de contraturno do citado Colégio. A metodologia utilizada foi basicamente um relato da experiência derivada da imersão docente no espaço pesquisado, permitindo novas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites. Os resultados indicam que Educação Integral é de frágil cumprimento no processo educacional brasileiro e que a existência recente deste Programa de contraturno no Estado do Paraná e na Escola em tela é um modo de minorar a violação ao direito da Educação Integral. É executado na Escola sob precárias condições, os investimentos ainda são minoritários e apesar da adesão dos estudantes, em especial àquelas vinculadas aos esportes, o que sugere que os mesmos correspondem à possibilidade de serem mais e mais pertencentes à processos educativos não vinculados estritamente à cognição.-
Formato: dc.format1 recurso online (14 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Título: dc.titleProjetos de contraturno na escola : uma ideia de educação integral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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