
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lanzarini, Terezinha Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50557 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50557 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Edina Mayer Vergara | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo principal analisar os limites e as potencialidades das políticas de Educação do Campo e de Educação Integral vivenciadas no projeto de contraturno do Colégio Estadual do Campo Maralúcia, no Município de Medianeira, PR a fim de fortalecer a implementação dos direitos que defendem. Para tanto, pretende inicialmente analisar as concepções e a política pública nacional e estadual da Educação do Campo e sua relação com as concepções e política de Educação Integral. Além disto o estudo busca discutir as condições de implementação da Educação Integral nas escolas do campo do PR e entender os reflexos dos princípios destas políticas nas vivências de contraturno do citado Colégio. A metodologia utilizada foi basicamente um relato da experiência derivada da imersão docente no espaço pesquisado, permitindo novas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites. Os resultados indicam que Educação Integral é de frágil cumprimento no processo educacional brasileiro e que a existência recente deste Programa de contraturno no Estado do Paraná e na Escola em tela é um modo de minorar a violação ao direito da Educação Integral. É executado na Escola sob precárias condições, os investimentos ainda são minoritários e apesar da adesão dos estudantes, em especial àquelas vinculadas aos esportes, o que sugere que os mesmos correspondem à possibilidade de serem mais e mais pertencentes à processos educativos não vinculados estritamente à cognição. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
| Título: dc.title | Projetos de contraturno na escola : uma ideia de educação integral | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: