Educação do campo no ensino médio : o reconhecimento do espaço agrário nas aulas de geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKatuta, Angela Massumi, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Sônia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50546-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ângela Massumi Katuta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo trabalhar o conteúdo "As atividades agrárias" na disciplina de Geografia, no 2o. ano do Ensino Médio. A fim de contemplar a Legislação vigente através da aplicação das Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) da Educação do Campo na Disciplina de Geografia, com o intuito de que os educandos identifiquem a agricultura praticada por suas famílias no município de Tijucas do Sul, para que compreendam o espaço no qual estão inseridos, considerando a realidade vivida. Fazemos inicialmente a contextualização da Disciplina de Geografia e da Educação do Campo, em seguida, apresentamos os objetivos, a revisão de literatura e a metodologia utilizada no trabalho. No desenvolvimento (resultados e discussão) apresentamos o processo de intervenção em sala de aula. Concluímos que a intervenção realizada demonstrou que o ensino de Geografia tem condições de atender as necessidades dos educandos do campo, pois o trabalho desenvolvido dialogicamente auxilia o educando a compreender a sua realidade.-
Formato: dc.format1 recurso online (19 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia agrícola-
Título: dc.titleEducação do campo no ensino médio : o reconhecimento do espaço agrário nas aulas de geografia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.